quarta-feira, 30 de julho de 2008

Os Socalistas estão chegando: uma nova ideologia política brasileira?

Autoria: Claríssimo -27/07/2008 03:25:31

Jaz o tempo em que víamos nitidamente a divisão entre direita e esquerda. Éramos reféns das verborragias ideológicas; dos ataques e contra-ataques entre os socialistas - “das forças progressistas” e os capitalistas - “vilões do retrocesso”. Porém, pela “governabilidade”, as ideologias flexionaram-se para gestar um novo caminho que mistura água com óleo, impossível na ciência, mas real na política nacional.

Nossos antepassados viveram momentos de sofrimentos inimagináveis, com toda sorte de perseguição psicológica e física, visando construir uma nação para o povo brasileiro. O vermelho de suas veias foi derramado em cascata e as lágrimas maternais inundaram os vales da morte com suas tristezas eternas pelo sumiço dos seus rebentos outrora acalentados e amamentados amorosamente.

No meio onde vivi, mesmo na década de 1980, falar sobre esquerda, comunismo e coisas do gênero era algo que ainda destravava nas pessoas os gatilhos do medo repressor do passado. A violência física sumira, mas a psicológica continuava e era pior do que a primeira. Contudo, a velha força da exclusão, a ditadura do pensar único cedia natural e irreversivelmente à democracia da polifonia social.

Lembro-me das “Diretas Já”; da democratização do país; da volta dos exilados; dos “caras pintadas”, entre outras coisas. Era uma multidão que fazia a hora por uma nação melhor e para todos; seguindo seus líderes messiânicos, ditos representantes das forças democráticas e progressistas, num combate santo e incansável pela liberdade e contra as forças do retrocesso que oprimiam e escravizavam o povo.

Naquela época havia um divisor de águas. Sabíamos quem era quem. Hoje, tudo se modifica. Ao folhear jornais e revistas; ao escutar e assistir entrevistas, fico atônito e me pergunto: Cadê a esquerda? Cadê a direita? Perderam-se todos os diferenciais de identificação. Em nome da tal da “governabilidade”, ou melhor, em nome da sobrevivência de grupos falidos e obsoletos dos dois lados, todos se uniram.

Inacreditavelmente, o que a ciência não conseguiu fazer, a política fez: misturar água e óleo. E como Noé, socialistas e capitalistas parecem ter construído uma grande embarcação para se salvar do dilúvio consciencial que está inundando essa nação tupi-nagô, a cada dia. Será que incorporaram também, a célebre frase: “esqueçam o que eu falei”? Nesse caso, esqueçamos o que nós mesmos falamos.

Isso exige um neologismo sem o qual ficaríamos como barcos à deriva. Poderia se chamar de SOCALISMO. E antes que haja julgamentos errados a respeito desse recém-nascido, informo que o nome não está relacionado à soca-soca do vovô e nem ao verbo socar. É apenas a fusão do SOcialismo com o CApitalismo, mantendo economicamente e como um remédio genérico, o princípio ativo de cada ideologia nas primeiras sílabas.

O Socalismo nos salvará e nos libertará das visões antigas e obsoletas e nem ditará o caminho, já que tudo dá na venda. Os convertidos serão chamados de Socalistas. Todo sangue e lágrimas dos antepassados serão esquecidos. A dor será banida e a alegria reinará como nas ditaduras anteriores. Contudo, o que me anima é que essa nação pensa e tem olhos bem abertos e acorda para ser senhora de si mesma.

Nenhum comentário: