terça-feira, 29 de julho de 2008

Cidade afro-ameríndia de Igaraçu

Bem-vindas, bem-vindos à minha amada terra;

A bela Igaraçu, cidade-mãe de Pernambuco localiza-se na Região Metropolitana do Recife. Fundada segundo a tradição em 27/09/1535, dia de São Cosme e São Damião, seus padroeiros, cuja igreja é considerada a mais antiga do Brasil (em funcionamento). Segundo IBGE(2007) possui área de 306km2 e 93.748hab. É uma cidade litorânea e dista 28km do Recife.
A grafia “Igarassu” é uma corruptela imposta pela lei municipal de nº 1.277/72, de autoria do Sr. Guilherme Jorge Paes Barreto. Oficialmente, a palavra tupi Igaraçu significa Igara: canoa; açu: grande. Segundo M. C. Honorato (1863), “... era o nome de vários rios do Brasil e significa: Hi ou ig: água; guara: ave aquática; açu: grande. Nas províncias do Norte compõem-se de Iguara: espécie de canoa de guerra ou de carga, e açu: grande”.
Desde feitoria lusitana em 1516; elevando-se às categorias de vila em 1564, município autônomo em 1893, cidade em 1895; passando também pela invasão holandesa, Igaraçu é território especial da história pernambucana, com seu belo patrimônio natural, arquitetônico e suas riquezas sócio-culturais, resultantes da polifonia social, encontro de tantos povos e pensares ao longo da sua secular caminhada.
Embora “dita” tradicionalista, seu povo é pujante e aguerrido. No passado recebeu da coroa portuguesa o título de “mui nobre e sempre leal e mais antiga vila de Santa Cruz e Santos Cosme e Damião de Igarassu da Capitania de Pernambuco”. E no Século XX recebeu o de “reduto de comunistas” (Itapissuma, distrito, à época, era a “Moscouzinho” de Igaraçu). Nossa terra comportou os barões e seus engenhos de açúcar e foi berço do socialista mestiço Antônio Pedro de Figueiredo (defensor dos ideais da Revolução Praieira). Um campo de lutas e do florescer de movimentos pacifistas. O solo sagrado de um povo que desde os primórdios reconhecia seu valor, externa suas opiniões e se autodescobre a cada dia.
Eis a nossa amada cidade: tradicional e revolucionária; aguerrida e pacifista; lusitana, holandesa e naturalmente, afro-ameríndia. Vitimada pelos lambe-botas monárquicos temporais e sempre sendo curada pelo seu povo-semente, que traz em si a possibilidade de uma grande floresta. Uma cidade abençoada pelas ações dos seus movimentos sociais mestiços. A grande canoa que navega salutar e eternamente pelo grande rio dos pensamentos e das ações dos grandes pássaros, nossos antepassados e contemporâneos.

Bem-vindas, bem-vindos à Igaraçu,
Cidade-mãe de Pernambuco.
Hædi TM

Nenhum comentário: